Em 2022, Diocélio Goulart iniciou seu doutorado na PUC Minas, com o tema de pesquisa: “A inovação aberta como impulsionadora da transformação digital”, tendo como unidade de análise o Grupo Oscar, onde atua em um projeto customizado de inovação desde 2020.
Ainda em 2022, submeteu um projeto de pesquisa ao Edital MAI/DAI 068 do CNPq, intitulado “Modelos preditivos para gestão de estoques com o uso de IA”. Esse projeto foi aprovado em 2023, e Diocélio passou a atuar como pesquisador bolsista do CNPq.
Em 2023, seu ensaio teórico “A INOVAÇÃO ABERTA COMO CATALISADORA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: proposta de um framework integrativo” foi aprovado no congresso Enanpad 2023.
No mesmo ano, teve mais dois artigos de Casos de Ensino aprovados no congresso Enangrad:
– [Artigo 1]
– [Artigo 2]
Em 2024, lançou o livro “Cultura & inovação: os desafios da Drogaria Araujo para inovar”.
Além disso, teve dois artigos aprovados no congresso CACES:
– [Artigo 1]
– [Artigo 2]
Seu projeto de pesquisa do doutorado foi aprovado na banca de qualificação em maio de 2024. No Enanpad 2024, o artigo tecnológico “Implicações éticas e legais do uso de deepfakes em comerciais: análise do caso Volkswagen do Brasil e das possibilidades do blockchain” foi aprovado, assim como sua pré-tese de doutorado intitulada “INOVAÇÃO ABERTA COMO IMPULSIONADORA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: PESQUISA-AÇÃO E ESTUDO DE CASO DE UMA GRANDE EMPRESA DE VAREJO CALÇADISTA”, aprovada no pré-evento Consórcio Doutoral.
Também em 2024, conseguiu publicar o artigo de caso de ensino “O COMPONENTE EMOCIONAL DO ENCANTAMENTO DO CONSUMIDOR: O DESAFIO DO GRUPO DE VAREJO ALIMENTAR SUPERNOSSO EM TEMPOS DIGITAIS” na revista Alcance (Qualis A4).
Outro artigo, o estudo de caso “Strategies for Digital Retail Transformation: a case study of a shoe store large chain”, foi publicado na revista RIAE (Qualis A3).
Atualmente, Diocélio possui cinco working papers em revisão para periódicos e dois artigos em desenvolvimento para congressos em 2025, além de sua tese, que já completou a etapa de coleta de dados e está prevista para defesa em junho de 2025.
Para mais informações, acesse seu [currículo Lattes].