Marketing de conteúdo

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Como ele pode ajudar a reduzir o ciclo de vendas do seu negócio

O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de você otimizar o ciclo de vendas do seu negócio. Isso porque, ele trabalha com o funil de vendas, que são as fases pelas quais os leads(clientes em potencial) passam antes de comprar determinado produto ou contratar um serviço.

Basicamente, a função dessa estratégia de marketing digital é acelerar o ciclo de vendas e também reduzir os custos com a captação de leads.

Para isso, os conteúdos produzidos precisam ser altamente relevantes, de modo que possam sanar todas as dúvidas do seu público, evidenciando não só a autoridade da sua marca, como também elevando a sua credibilidade no mercado.

Com o marketing de conteúdo, você mostra que o seu cliente está no caminho certo para chegar até a solução desejada para o seu problema. Mais do que isso, ele otimiza o processo de venda, acelerando a tomada de decisão por parte do seu público alvo.

Continue lendo esse post e aprenda mais sobre:

  • O papel do marketing de conteúdo no processo de vendas
  • Dicas para aplicar o marketing de conteúdo e reduzir o ciclo de vendas do seu negócio.

Confira!

O papel da produção de conteúdo no processo de vendas

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que estão englobadas dentro do marketing digital. Ele tem como função criar esse caminho mais “fácil” para o cliente.

Antigamente, quando os consumidores tinham alguma necessidade, eles simplesmente iam diretamente até uma loja ou empresa e procuravam o produto/serviço que gostariam de adquirir.

Hoje em dia, o perfil de compra mudou bastante. Agora, a maioria dos consumidores procuram a internet para pesquisar sobre o que desejam adquirir antes mesmo de concretizar uma compra.

Esse é um processo que pode demorar muito tempo, afinal de contas, existem pessoas que passam meses pesquisando antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Por isso, ao trabalhar com marketing de conteúdo, você está fornecendo exatamente as informações que o seu público-alvo necessita, e também mostrando a ele como a sua empresa pode ajudar nesse aspecto. Ou seja, essa ferramenta servirá como ponte para agilizar a conversão em venda do seu negócio.

Além dessa estratégia, existem várias outras que é possível aplicar dentro da web. Descubra algumas delas no e-book Geração de Leads através do Google Adwords.

Dicas para utilizar o marketing de conteúdo e diminuir o ciclo de vendas do seu negócio

Para conseguir implementar o marketing de conteúdo corretamente e diminuir o ciclo de vendas do seu negócio, é necessário adotar algumas dicas básicas, porem muito eficientes. E a primeira delas é:

  • Estude as personas do seu negócio

As personas nada mais são do que representações semifictícias de seus clientes. São perfis criados com dados reais sobre seus consumidores.

Traçando o perfil e conhecendo melhor a persona do seu empreendimento, você poderá entender qual são as reais necessidades do seu público-alvo, bem como o tipo de conteúdo que eles desejam encontrar e qual a melhor plataforma para alcança-los.

  • Trabalhe com todas as etapas do funil de vendas

Muitos empreendedores acreditam que, para acelerar o ciclo de vendas é necessário trabalhar apenas com o fundo de funil.

Contudo, para que a sua estratégia de marketing de conteúdo seja realmente eficaz e otimize suas vendas, é necessário trabalhar com todas as etapas do funil de vendas.

É compreendendo e trabalhando estrategicamente cada nível do funil de vendas que o consumidor será apresentado ao seu produto/serviço e entenderá que a melhor decisão consiste em adquirir o seu produto/serviço.

  • Aposte em diferentes canais de comunicação

Outra dica para trabalhar com marketing de conteúdo é investir em vários canais de comunicação. Engana-se quem acredita que ter apenas um site ou um perfil no Facebook já é o suficiente.

O seu público-alvo engloba diferentes grupos de clientes. E cada um deles prefere obter informações através de plataformas específicas. Logo, é importante que produza materiais de qualidade para vários espaços, como site corporativo, blog de nicho, Instagram, Facebook, Instagram, dentre outros.

Além disso, é preciso produzir conteúdos específicos para cada uma dessas plataformas. Uma postagem do Facebook não funciona da mesma forma e nem gera os mesmos resultados que um Stories no Instagram. Por isso, explore suas possibilidades e veja em quais canais de comunicação deve investir para chegar até o seu público.

Comece a utilizar o marketing de conteúdo agora mesmo e veja como o seu ciclo de vendas será otimizado.

Quer mais dicas para melhorar o desempenho do seu negócio? Aproveite para conferir o post  Marketing digital em empresas de tecnologia.

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