Os segredos da Automação de Marketing

Planejamento da automação de marketing

Automação de marketing: Como fazer um planejamento eficaz e aumentar seus leads qualificados

 

Para gerar um bom fluxo de leads  e aumentar as vendas em qualquer negócio, é preciso que você saiba planejar uma boa campanha de automação de marketing.

Mas, tão importante quanto saber montar uma boa campanha, é entender o conceito sobre jornada de compra, afinal de contas, ele pode ajudar você a definir melhor os conteúdos que deve usar para nutrir seus leads e obter resultados cada vez melhores em suas campanhas.

Pensando nisso, reunimos nesse post tudo o que precisa saber sobre jornada de compra e como planejar uma boa campanha de automação de marketing para aumentar seus leads qualificados e gerar boas vendas.

Confira!

Jornada de compra: Entendendo o seu conceito

Basicamente, a jornada de compra se refere ao caminho percorrido por um comprador em potencial antes mesmo de realizar a compra.

Ela se divide em 4 etapas e entender cada uma delas é importante para que você saiba qual é o tipo de informação que deve oferecer e o momento ideal para fazer essa oferta ao seu cliente.

Assim, a interação entre a sua marca e o seu público se torna melhor, aumentando consideravelmente o seu poder de venda. Veja abaixo as 4 etapas que constituem a jornada de compra:

  • Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o comprador ainda está descobrindo qual é o seu problema, então, o objetivo aqui é despertar o interesse dele, oferecendo algum conteúdo relevante, que o faça perceber qual é a sua necessidade.

  • Reconhecimento do problema

Na etapa do reconhecimento do problema, o comprador já sabe que tem um problema e, por isso, começa a fazer pesquisas para entender melhor a sua necessidade e como solucioná-la.

  • Análise das soluções possíveis

Nessa etapa, o comprador conseguiu identificar algumas soluções para o seu problema.

  • Decisão da compra

Na etapa final da jornada de compra, o comprador já selecionou algumas soluções para o seu problema e começa a analisar para ver qual delas melhor se encaixa no seu contexto.

Geralmente, a maioria dos empreendedores costuma lidar com leads apenas na etapa 4 da jornada de compra. No entanto, essa abordagem não é a mais adequada, visto que boa parte dos compradores se encontram nas outras etapas de compra e não apenas na etapa final.

Por isso, compreender bem o conceito de jornada de compra é importante, pois dessa forma você poderá nutrir melhor os leads em cada etapa, agilizando esse processo e fazendo com que mais leads cheguem até o final da jornada de compra.

Como planejar suas campanhas de automação de marketing

Agora que você já sabe o conceito de Jornada de Compra, agora está melhor preparado para planejar suas campanhas de automação de marketing para gerar mais leads qualificados e assim aumentar suas vendas.

Considerando cada uma das etapas da jornada de compra, uma das primeiras coisas que deve fazer para montar uma campanha de automação de marketing eficaz é elaborar conteúdos personalizados para cada uma das etapas de compra.

Por exemplo, na etapa 1 (aprendizado e descoberta), você pode oferecer conteúdos amplos, que consigam atrair o interesse do seu público-alvo, mostrando para ele qual é o seu problema ou oportunidade.

Já na etapa do Reconhecimento do Problema, você deve produzir conteúdos que estejam mais direcionados para o problema do seu público em si, mostrando para ele mais detalhes sobre o problema, até mesmo para que ele entenda melhor e já comece a procurar por soluções para o mesmo.

Na etapa 3 da jornada de compra, você deve nutrir seu lead com conteúdos que mostrem como ele pode resolver o seu problema, bem como as possíveis soluções para o mesmo.

Nessa etapa, trabalhar o senso de urgência do comprador é muito importante, pois do contrário ele pode considerar que resolver o seu problema neste momento não é importante e acabar não completando a jornada de compra.

Por fim, na etapa da decisão de compra, você deve trabalhar com conteúdos que mostrem para o comprador os diferenciais do seu produto e como ele pode ajudá-lo a resolver o seu problema.

Planejamento da automação de marketing

Conclusão

Seguindo essa sequência, e trabalhando os conteúdos para nutrir os leads em cada uma dessas etapas conforme mostrado acima, certamente você aumentará seu número de leads qualificados, o que consequentemente elevará o poder de venda do seu negócio!

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